#ACERVODEPLANTAS
Desenvolvemos esta ação mediativa ao aprofundar as reflexões com o eixo “planta e indivíduo”, da pesquisa do acervo do Museu Nacional da República, que investiga caminhos possíveis da relação entre sujeitos e natureza, olhando para o contato íntimo, pessoal e afetivo dos indivíduos com as plantas.
Partimos das motivações com a pesquisa para fomentar o exercício de contar histórias com as plantas do acervo e pensar como a arte e o museu podem atravessar e conversar com as histórias e vidas das pessoas, no período pandêmico, tendo as plantas como mediadoras.
O que é a ação:
A ideia é simples: postamos algumas imagens das obras do acervo do Museu Nacional da República que possuem plantas (mapeadas na pesquisa dcom o acervo) e contamos com a ajuda do público para identificá-las e acharem pares em suas casas. Queremos descobrir relações entre as plantas presentes no acervo do Museu e as plantas que as pessoas têm em suas casas ou encontram em seu entorno.
O público interessado em participar da ação, postou as imagens das suas plantas com a hashtag #acervodeplantas e em seguida a equipe do Programa Educativa propôs uma conversa com esses públicos. Nas conversas, além de conhecer o público participante, procuramos saber qual a história da pessoa com aquela planta especificamente, que uso faz e qual vínculo afetivo possui com as plantas em geral. Também conversamos sobre a ideia de acervo como patrimônio pessoal e afetivo e procuramos saber dos públicos participantes se a relação com as plantas mudou durante a pandemia.
As conversas gravadas com a autorização das participantes, serviram para identificarmos passagens importantes e destacarmos pontos de conexões onde artes e vidas se cruzam por meio das plantas. A análise das conversas gerou um mapa de assuntos que orienta o desenvolvimento de outras ações mediativas, como por exemplo, episódios da Rádio Educativa.