ARTE E DOCUMENTAÇÃO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS, COM BRUNO MORESCHI

Cultura digital
Arte e documentação nas plataformas digitais
Com Bruno Moreschi
Dia 23/09 às 19h

Com a plataformização dos acervos cada vez mais avançada, como isso impacta a experimentação dos museus pelos públicos e sua prática de documentação?

Diante da urgente tarefa de pensar os impactos da cultura digital sobre o sistema de arte e museus, convidamos o artista e pesquisador Bruno Moreschi para refletirmos juntos sobre de que maneiras a experimentação dos museus pelos públicos se transforma com a plataformização acelerada pela pandemia, assim como as práticas documentárias e as camadas humanas que estão por trás da ideia de automação digital.

Bruno Moreschi é artista, pós-doutorando da FAUUSP e doutor em Artes pela Unicamp, com passagem na University of Arts of Helsinki (CIMO Fellowship). Suas investigações relacionam-se a sistemas e a decodificações de seus procedimentos – incluindo (mas não só) o das artes visuais e seus espaços de legitimação. Realiza experiências em IA a partir de práticas expandidas de crítica institucional e de estudos sobre camadas humanas em infraestruturas digitais. Projetos reconhecidos por Van Abbemuseum, 33ª Bienal de São Paulo, Rumos, Funarte, Capes e Fapesp. É pesquisador do projeto Histories of AI: Genealogy of Power (Universidade de Cambridge) e pesquisador sênior do Center for Arts, Design and Social Research (CAD+SR).