O PROGRAMA

O QUE FAZEMOS

O Programa EducAtiva desenvolve atividades públicas de educação patrimonial e mediação cultural, buscando contribuir com a acessibilidade do Museu Nacional da República para os diversos públicos, fortalecendo e consolidando sua missão educativa e social.

As atividades desenvolvidas pensam e promovem reflexões diversas no espaço das relações entre arte e públicos, museu e cidade, patrimônio e sociedade.

A programação conta com diferentes ações de mediação cultural, tais como: visitas mediadas ao Museu Nacional da República e exposições em cartaz, webinarios, rodas de leitura, oficinas, pesquisas, documentações, vídeos e materiais educativos, publicação digital e este site, com informações e arquivos das atividades desenvolvidas.

QUESTÃO CENTRAL 

Consideramos que arte e museu podem, significativamente, pensar e atuar em diferentes aspectos da vida cotidiana e das relações sociais. Diante dos inúmeros desafios e urgências em escala planetária, tais como pandemia, crise ecológica, aquecimento global e desastres ambientais, abordados inclusive por diferentes artistas, exposições e espaços museais nos últimos anos, partimos de uma questão central para desenvolver as ações mediativas: como o trabalho de mediação cultural pode ampliar o papel social e educativo do Museu Nacional da República diante de desafios como esses?

METODOLOGIA 

Entendemos que a mediação não se reduz a um serviço de difusão de conteúdos, mas se apresenta como um espaço de produção de conhecimento, a partir, não da irradiação para muitos (público) do que é produzido por poucos (artistas e museu), mas sim da articulação entre muitos do que também é produzido por muitos.

Do mesmo modo, entendemos que os públicos não são meros destinatários consumidores da produção artístico-cultural, mas praticantes da cultura, que formulam narrativas, discursos e posicionamentos, a respeito da arte e da vida. Por isso, trabalhamos com os conceitos de mediação cultural como pesquisa e prática documentária, interessados nos conhecimentos que são construídos com os públicos.

Um dos objetivos da mediação como pesquisa e prática documentária é registrar os efeitos de deslocamento ou
transformação dos encontros entre arte e públicos. Nesse sentido, interessa-nos fomentar a participação criativa dos públicos, mas também refletir sobre – em vez de simplesmente pressupor – como participaram, que consciência e compreensões alcançaram, que ideias geraram, quem ou o que foi objeto de deslocamento ou transformação.

 

ACESSIBILIDADE

As atividades do Programa EducAtiva do Museu Nacional da República são desenvolvidas com especial atenção às questões de acessibilidade e inclusão. Todas as ações são pensadas no âmbito da Acessibilidade Atitudinal, ou seja, pretendem acolher os públicos em suas pluralidades, se atentando sempre a uma percepção ativa para com o outro, optando por atitudes que impulsionam a remoção de barreiras. Também contamos com consultoria especializada que contribui com a formação da equipe para orientação de dispositivos e estratégias de acessibilidade às ações e materiais desenvolvidos. Prevemos as seguintes ações de acessibilidade:

  • o site e as imagens postadas no Instagram e Facebook possuem textos alternativos, onde as imagens são descritas e a descrição pode ser lida através de ferramentas de leitores de tela, como: VoiceOver (iOS) e TalkBack (Android). Além disso, algumas postagens nas redes sociais são em Libras, com legendas em português;
  • os webinários contam com intérprete de libras, legendas automáticas e com tecnologias assistivas. 
  • as rodas de leitura e oficinas contam com intérprete de Libras e com tecnologias assistivas, mediante inscrição. 
  • os vídeos contam com legendas;
  • dentre as tecnologias assistivas adotadas ressaltamos a orientação das mediadoras e palestrantes para ambientação e acolhimento dos participantes por meio de comunicação simples, autodescrição, descrição do ambiente e do material utilizado;
  • o material educativo digital conta com uma linguagem acessível, uma configuração que possibilita seu acesso em leitores de tela, além de possuir marcadores de autonomia para as atividades; 
  • a divulgação e experimentação do material educativo conta com apoio de uma equipe especializada, garantindo sua distribuição para as mais diversas realidades sociais e culturais;  
  • a Rádio EducAtiva é em formato de áudio, possibilitando o desfrute por pessoas cegas e baixa-visão, enquanto pessoas surdas podem se utilizar de ferramentas de descrição de áudio para acessar o material.