Considerando o conceito de mediação como pesquisa e prática documentária, a equipe do Programa Educativa do Museu Nacional da República cria a Rádio Educativa, produzindo ações mediativas nas ondas sonoras.
A escolha por conversas mediativas em formato de áudio se dá pelo caráter do Programa Educativa, pensado para atuação virtual em tempos de pandemia, priorizando a facilidade de circulação pelas redes sociais e por aparelhos celulares.
A forma popular como o termo rádio ocupa o imaginário social, e ocupa de diversas maneiras as memórias coletivas, marca o desejo do Programa de dialogar com os diversos públicos, rompendo inclusive barreiras geracionais.
No artigo “A importância da oralidade: educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental”, Mirella Ribeiro e Edite Amorin, afirmam que:
“A linguagem oral é um dos aspectos fundamentais de nossa vida, pois é por meio dela que nos socializamos, construímos conhecimentos, organizamos nossos pensamentos e experiências, ingressamos no mundo. Assim, ela amplia nossas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.”
Encontramos também motivações para essa ação no webinário “As plantas como tema para a arte educação”, com o educador e artista Jorgge Menna Barreto, que trouxe percepções relacionadas ao monopólio do olhar. Jorgge aponta uma percepção de muitos aprendizados que vêm das plantas e que estão para além do discurso, da intelectualidade, da visão e da ótica. As plantas nos ensinam a explorar outros sentidos além da visão, como o plano digestivo. Elas nos convidam a apurar o tato e outros sentidos de temporalidade.
Diversificar o nosso jeito de estar no mundo passa pela descoberta ou redescoberta dos sentidos que, por vezes, são soterrados pela visão, abrindo possibilidades de entendimento sobre o que acontece para além do que pode ser alcançado pelo olhar.
Com esta ação mediativa desenvolvemos e compartilhamos episódios nas ondas sonoras das seguintes séries temáticas:
- Pesquisa com escola: em conversas com estudantes e educadores que participaram da elaboração e que experimentam os materiais educativos do Programa Educativa.
- Ação mediativa “Cartas para adiar o fim do mundo”: em diálogos com os públicos sobre a arte, a natureza e as vidas.
No episódio de abertura da Rádio Educativa, do Programa Educativa do Museu Nacional da República de Brasília, conversamos com os educadores da Escola Parque da Natureza de Brazlândia, que compartilharam conosco processos e metodologias da escola que é reconhecida como referência em educação ambiental no DF. Venham conferir!
No segundo episódio da Rádio Educativa do Museu Nacional da República, em Brasília, conversamos com as crianças da Escola Parque da Natureza de Brazlândia. Elas compartilharam conosco suas percepções sobre a natureza e outros temas que surgiram na experimentação do Material Educativa. Vamos conferir!
No episódio 3 da Rádio Educativa, as mediadoras do Programa Educativa do Museu Nacional da República de Brasília compartilham o processo de pesquisa e elaboração do material Educativa e temas levantados a partir dele. Venham conferir!
No primeiro episódio dedicado à ação mediativa Cartas para adiar o fim do mundo da Rádio Educativa, do Museu Nacional da República de Brasília, conversamos sobre a produção dos públicos de nosso programa, ao serem convidados a escrever cartas a elementos não-humanos da natureza. Venham conferir!
No segundo episódio dedicado à ação mediativa Cartas para adiar o fim do mundo da Rádio Educativa, do Museu Nacional da República de Brasília conversamos com a professora Rosany Soares, da Escola CIEP 358 Alberto Pasqualini, em Nova Iguaçu (RJ), que compartilhou conosco a aventura de levar aos alunos a provocação feita pelo nosso programa de escrever cartas a elementos não-humanos da natureza. Venham conferir!
No terceiro episódio dedicado à ação mediativa Cartas para adiar o fim do mundo da Rádio Educativa, do Museu Nacional da República de Brasília, conversamos com a artista visual, educadora e contadora de histórias Parísina Ribeiro, da Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda, em Diamantina (MG), que compartilhou conosco a aventura de levar aos alunos a provocação feita pelo nosso programa de escrever cartas a elementos não-humanos da natureza. Venham conferir!
No quarto episódio dedicado à ação mediativa Cartas para adiar o fim do mundo da Rádio Educativa, do Museu Nacional da República de Brasília, a equipe de mediadoras conversa sobre as etapas, os processos e a reflexões que surgiram do desenvolvimento dessa atividade de escrever cartas a elementos não-humanos da natureza. Venham conferir!